Saúde, segurança, serviços e cultura: Semana do Servidor já tem inscrições abertas

Data de publicação: 9 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Durante quatro dias, a Universidade Federal do Ceará terá uma programação especial dedicada aos mais de 5 mil profissionais que fazem a Instituição. De 29 de outubro a 1º de novembro ocorre a Semana do Servidor da UFC, que terá como foco a segurança e a saúde dos servidores docentes e técnico-administrativos. Confira a programação completa.

No dia 29, das 8h às 9h, um café da manhã nos jardins da Reitoria marca o início da semana. Haverá distribuição de mudas do Orquidário da UFC e de brindes da Farmácia-Escola e da editora da UFC. Também serão realizadas sessões de ginástica laboral, de educação física e de promoção da saúde bucal, além de feirinha de plantas medicinais do projeto Farmácia Viva.

Logo após esse acolhimento, ocorre no auditório da Reitoria uma das principais atividades da semana: o reitor Henry Campos assinará o Programa Saúde e Segurança no Trabalho e o Programa Cultura e Arte para os servidores. O primeiro tem o objetivo de ampliar as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Mirando a qualidade de vida dos servidores, o programa se encaixa na Política Nacional de Atenção à Saúde do Servidor Público e atende aos objetivos do Eixo “Pessoas” do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC (PDI 2018-2022).

Já o Programa Cultura e Arte pretende enfocar ações nessas áreas que possam contribuir para prevenir ou amenizar o adoecimento psicossocial dos servidores. Serão analisadas as principais causas de afastamento na Universidade, buscando-se uma abordagem multiprofissional da questão.

ATIVIDADES E INSCRIÇÕES – Ao longo da semana, a programação se espalha pelos diversos campi e abordará temas específicos para cada área. Um exemplo é a palestra “Prevenção de acidentes a bordo e em mergulho” (dia 29, às 15h30min), para servidores do LABOMAR, e a palestra “Perigos do uso indiscriminado do formaldeído” (dia 31, às 10h), para servidores do Campus do Porangabuçu.

Temas de interesse geral, no entanto, também serão contemplados. Destacam-se a mesa-redonda “Saúde mental no trabalho: assédio moral e relações interpessoais” (dia 30, às 10h, no Campus do Pici), a palestra “Resiliência para tempos difíceis”, que será seguida de uma aula de ioga (dia 30, às 8h, no Pici), e a oficina Elaboração de Mapas de Risco (dia 31, às 8h, no Porangabuçu).

As inscrições para palestras e oficinas já podem ser feitas on-line.

Sessões de massoterapia gratuita, vacinação contra doenças como hepatite, sarampo e tétano, serviço de doação de sangue e oficina de alimentação saudável também estão entre os pontos altos da programação.

Ainda estão programadas cerimônias especiais de homenagem a servidores que estão completando 10, 20, 30 e 40 anos de trabalho na UFC.

TOUR CULTURAL E EXPOSIÇÃO – Antes do início oficial da semana, a PROGEP já prepara atividades de lazer e cultura para os servidores. No próximo domingo (14), durante o Corredor Cultural Benfica, será inaugurada no Museu de Arte da UFC a 1ª Exposição NossArte.

A mostra ficará aberta até 1º de novembro na sala temporária do MAUC e é uma ação da Divisão de Programas e Projetos Culturais da PROGEP, reunindo pinturas, fotografias, desenhos e colagens dos profissionais que atuam na Universidade.

Outra ação é o tour cultural por equipamentos da UFC localizados no Campus do Benfica, como o MAUC, a Imprensa Universitária, as Edições UFC, a rádio Universitária FM e o Memorial da UFC. Trata-se de uma oportunidade de conhecer melhor a história do bairro e como ela se integra à história da própria Universidade.

Haverá cinco grupos de visitas, distribuídos entre os dias 17, 24 e 31 de outubro. As inscrições de cada grupo serão encerradas nas quartas-feiras anteriores às visitas (10, 17 e 24 de outubro).

A Semana do Servidor 2018 é uma realização da PROGEP e inclui as atividades da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), organizada pela Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC – fone: 85 3366 7390

Notícia publicada no Portal da UFC.