Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho – COQVT

A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT) busca atender os servidores da UFC no sentido de proporcionar-lhes melhorias das condições de trabalho e do seu bem-estar. Para tanto, vem implementando políticas de qualidade de vida que tendem a favorecer e ampliar a satisfação pessoal e profissional, bem como o comprometimento organizacional.

Por meio de programas de desenvolvimento comportamental e atitudinal realiza intervenções concretas nos processos e na estruturação do trabalho, de forma a suscitar melhorias nas condições de saúde dos servidores e, em consequência, diferenciais de realização pessoal e de produtividade, dentro e fora da UFC.

Em paralelo, mantém serviços de apoio biopsicossocial, incluindo reinserção e readaptação funcionais e realiza a vigilância ambiental dos setores e processos de trabalho. Atua também com o desenvolvimento de iniciativas culturais e ocupacionais para servidores ativos e inativos, e trata da administração dos benefícios referentes à saúde suplementar, alimentação, transporte e assistência pré-escolar.

Coordenadora: Renata Mendes Luna – Currículo Lattes
E-mail:coqvt.progep@ufc.br

Divisão de Administração de Benefícios – DIBEN

– Implantação e controle dos benefícios auxílio-transporte, assistência à saúde suplementar (auxílio-saúde) e assistência pré-escolar;
– Controle do benefício auxílio alimentação.

Diretor: Manoel Fernandes de Lima Neto
E-mail:diben.coqvt@ufc.br

Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – DESMT

– Avaliação dos riscos ambientais para elaboração dos Relatórios de Inspeção Técnica Ambiental;
– Adoção de medidas de segurança para tornar o ambiente de trabalho do servidor o mais salubre possível;
– Avaliações médicas ocupacionais do Programa de Exame Médico Periódico e emissão de Atestado de Saúde Ocupacional;
– Avaliação ambiental para concessão de adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante e da gratificação por raio-x.
– Treinamentos na área de saúde e segurança no Trabalho, como: Elaboração de Mapas de Riscos, Combate a Incêndio, Brigada de Incêndio, NR 10, Primeiros Socorros, Segurança em Laboratórios, dentre outros.
– Análise ergonômica dos postos de trabalho;
– Atualização vacinal dos servidores do HUWC e MEAC.

Diretora: Fabiane da Silva Severino Lima
E-mail:desmt.ufc@gmail.com

Divisão de Apoio Psicossocial – DIAPS

– Elaborar e coordenar os projetos de promoção à saúde do servidor: prevenção do uso abuso do álcool e ou outras drogas, preparação para aposentadoria, valorização do aposentado, mediação de conflitos nos ambientes de trabalho, transformações dos contextos de trabalho;
– Identificar problemas de natureza psicossocial relacionados com o trabalho, com o objetivo de propor ações que promovam mudanças nos processos e ambientes de trabalho;
– Realizar atendimento social e psicológico aos servidores da UFC,visando contribuir para melhoria de sua saúde e qualidade de vida;
– Elaborar relatórios/ pareceres sociais e psicológicos para compor as decisões periciais e outras demandas.

Diretora: Ana Paula Oliveira de Carvalho
Fone: (85) 3366 7411 / 3366 7887
E-mail:diaps.progep@ufc.br

Divisão de Programas e Projetos Culturais – DIPPC

– Atividades culturais voltadas para a promoção da qualidade de vida e prevenção da saúde do servidor da ativa, podendo ser estendias a servidores aposentados e as famílias. Atualmente são: orquestra de flautas, dança de salão, ioga, teatro e massoterapia.

Diretora: Amanda Nobre de Aguiar
E-mail: dippc.progep@ufc.br